ESTÁGIO

ESTÁGIOS E MONITORIA

ESTÁGIO E APRIMORAMENTO 2014

ESTÁGIOS E APRIMORAMENTOS NO
MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DE TAUBATÉ

 

O ESTÁGIO é oferecido a estudantes universitários da área de Ciências Biológicas. A seleção dos estagiários é feita todos os anos nos meses de junho (para início do estágio em julho) e dezembro (para início do estágio em janeiro).

O estágio é remunerado, com carga-horária de 40 horas semanais e com duração de seis meses. A escolha dos candidatos é feita mediante um breve treinamento no museu, seguido de uma prova simples, entrevista e avaliação do currículo. O número de estagiários e o valor da bolsa-estágio serão afixados na ocasião do treinamento dos candidatos.

A principal tarefa do estagiário do MHNT é o atendimento ao público. O estagiário deverá recepcionar os visitantes e monitorar grupos escolares, proferindo explicações da exposição aos estudantes. Semanalmente, deverão participar de seminários (ora como ouvintes ora como palestrantes). A intenção dos seminários é aprimorar o conhecimento por meio da discussão de temas relacionados à história natural.

Estagiários monitorando grupos escolares

Paralelamente a estas atividades deverão aprender taxidermia, técnicas de moldagem, confecção de réplicas, coleta de fósseis e práticas de curadoria museológica.

Só será oferecido certificado aos que completarem o estágio, não existindo nenhum certificado de cumprimento parcial.

APRIMORAMENTO PROFISSIONAL:

Biólogos recém-formados (no máximo há três anos) poderão ser aceitos como APRIMORANDOS do MHNT. Dois cursos de aprimoramento profissional são oferecidos:

“TÉCNICAS E CURADORIA EM HISTÓRIA NATURAL” (anos pares)
“GEOLOGIA E PALEONTOLOGIA DA BACIA DE TAUBATÉ” (anos ímpares)

Os aprimorandos são escolhidos em dezembro de cada ano (junto com os estagiários), para início do curso no princípio de janeiro seguinte. O número definitivo de APRIMORANDOS e o valor da bolsa oferecida só serão definidos durante o treinamento dos candidatos.

Os aprimorandos aprenderão as mesmas práticas que os estagiários. Esse curso será gratuito, sendo que a FUNAT deverá oferecer uma bolsa simbólica aos participantes. Só será oferecido certificado aos que completarem o curso, não existindo nenhum certificado de cumprimento parcial.